Estudo indica que exercícios físicos podem fazer bem também para o cérebro

O Departamento de Neurociência da Universidade de Cambridge publicou um estudo sobre o cérebro e os exercícios físicos. Em testes com ratos, os pesquisadores descobriram que os animais que correm diariamente, memorizaram melhor fotos de alimentos e lembram-se delas depois. Já os ratos sedentários demonstraram um maior esquecimento com relação às fotos.

O cientista Dr. Timothy Bussey, coordenador da pesquisa , concluiu que não só os músculos se beneficiam dos exercícios físicos, mas também o cérebro. Mais precisamente os lóbulos temporais, áreas responsáveis pela inteligência e memória. Bussey lembra que essa mudança é milimétrica, mas pode sim fazer uma grande diferença, pois essas áreas entram em processo de neurogênese, ou seja, há o nascimento de novas células cerebrais.

O estudo apurou que esse crescimento cerebral se deve, ao que tudo indica, ao maior fluxo sanguíneo que os exercícios físicos propiciam. Há também um aumento na produção de hormônios que reduzem o estresse do dia a dia, o que auxilia no nascimento de novas células cerebrais.

Dr. Bussey ainda ressalta que em humanos os resultados podem ser diferentes, pois há pessoas com QI diferentes, mais ou menos cultos, com mais ou menos anos de estudo. Mas a indicação de exercícios, pelo menos uma hora por dia, vale para todos.

É a ciência apenas comprovando aquilo que nossas avós já diziam: 

“Mente sã, corpo são!

Esse assunto foi notícia! Veja a matéria do JN: 08/03/2010

Tenham todos um ótimo dia!
Leonardo Fd Araujo CRP 08/10907
Psicólogo e Coach
Tel: 3093-6222

Rua Padre Anchieta, nº 1923, sala 909
Bigorrilho – Curitiba