Segurança na Internet: dicas de como proteger e orientar

  • Artigo publicado em: 9 outubro, 2012
  • Categorias:


É importante sempre monitorar e aconselhar os filhos sobre a internet. Se o uso está exagerado, combine uma determinada quantidade de horas por dia para o uso.  Os pais devem ainda ficar atentos aos perfis em redes sociais. Procure fazer parte deste mundo digital, se você não sabe direito como utilizar o computador, faça um curso ou mesmo peça para o seu filho lhe ensinar. 

 
 
 
É sempre importante orientar com relação a:
 
salas de bate-papo, MSN, Skype e ICQ: o perigo pode estar em falsas amizades. Muitos pedófilos utilizam essas salas para conseguir fotos ou até marcar encontros com menores. Essas fotos podem ser manipuladas e distribuídas pela rede, fugindo completamente do controle. Há ainda o risco de que tal encontro seja marcado e que o menor seja levado a pensar se tratar de alguém de sua idade, mas na verdade é um adulto buscando sexo com crianças e adolescentes. 
 
Orkut, Twitter, Facebook,  Myspace e Google +: orientar o adolescente para ter cuidado com o que se diz e se faz nas redes sociais. A internet é uma extensão da “vida real”, atos reprováveis o são dentro ou fora dela. As redes sociais são uma ferramenta interessante para manter contato com pessoas de interesse semelhante, porém é um alvo fácil de todo o tipo de absurdos. Há diversos casos de perfis falsos, em que alguém se passa por outra pessoa, com fotos e tudo mais. Há também casos de cyberbullying que seria o bullying dentro da internet. Há ainda o perigo de se ter os dados roubados ou ainda usados contra o internauta. É importante para os menores que sejam bloqueadas toda e qualquer informação como telefone ou ainda a escola que estuda. Esse tipo de informação pode servir de instrumento para um pedófilo ou ainda para aplicar o golpe do falso sequestro. 
 
Fotologs: essa moda passou há pouco tempo. Mas o que preocupava era que adolescentes, principalmente meninas, exibiam-se em poses pra lá de sensuais. Uma vez publicadas, essas fotos podem ser usadas em sites de pornografia, perdendo-se completamente o controle.
 
Youtube: podemos dizer que é uma febre do momento fazer vídeos e colocar na rede. A grande maioria dos vídeos é completamente inocente, como mostrar o cachorro brincando para os amigos, ou então mostrar um jeito diferente de andar de bicicleta. O problema é quando são feitas cenas comprometedoras, até de cunho sexual, e os vídeos são publicados na rede. Assim como no caso das fotos, perde-se completamente o controle. Diversos casos foram relatados na mídia recentemente.
 
Jogos eletrônicos: a recomendação é verificar a faixa etária a que o jogo se destina. Se há uma determinação é porque o conteúdo do jogo pode apresentar cenas de violência, sangue, palavrões e tantas outras coisas. Se um jogo é recomendado para maiores de 16 anos, não deve ser jogado por um adolescente de 12 ou então por uma criança de 8 anos. 
 
 
 
Assista abaixo uma reportagem do Jornal Hoje (09/10/2012) tratando do tema Segurança na Internet:
 
 

Segundo Rodrigo Nejim, da SaferNet Brasil, a escola é a fonte prioritária dos pais no que diz respeito a esclarecimentos sobre o uso da internet. Em uma pesquisa constatou-se que metade dos professores acham que as medidas de proteção atuais são insuficientes. E ainda 55% acham que é preciso encarar esse assunto e ensinar sobre segurança na internet às crianças. 
 
A meu ver esse é um assunto que deve ser trabalhado em conjunto entre os pais e a escola. Essa parceria é fundamental para o sucesso do tema. Em sala de aula as crianças e adolescentes podem trabalhar com atividades relacionadas. Em casa os pais têm o papel de supervisionar e reforçar o que foi trabalhado em sala de aula.
 
Aqui no blog já tratei do tema em outras ocasiões clique aqui para abrir as postagens.
 
Tenham uma ótima tarde! 
Leonardo Fd Araujo
Psicólogo em Curitiba CRP 08/10907
Terapia | Terapia Online | Coaching | Palestras
psicologoemcuritiba.com.br
Atendimento presencial e online
Bigorrilho, Curitiba – PR