Telas LED de smartphones, tablets e PCs podem interferir no sono

  • Artigo publicado em: 14 maio, 2015
  • Categorias:


Há tempos venho alertando meus pacientes que tem dificuldade para dormir. Oriento para que deixe tudo que emita luz de lado ao menos 30 minutos antes de ir para a cama. Quem seguiu o conselho teve bons resultados.

Somos naturalmente estimulados pela luminosidade solar. O nosso ciclo circadiano é regulado pelo astro rei. Sabemos se é dia ou noite, graças a ele. Esse processo é tão importante que em países em que o inverno tem poucas horas de claridade, é indicado em alguns casos que seja feito fototerapia. Esta tem o papel de simular a claridade do dia e avisar ao corpo “É hora de acordar! O dia começou!”.
Equipamento de Fototerapia
O fato é que a luz emitida por telas LED, LCD e até mesmo Plasma estimulam o nosso cérebro, inibindo a produção da melatonina.  Fazendo algo parecido com que as placas de fototerapia fazem em países do norte da Europa. 


Uma pesquisa recente desenvolvida na Suíça levantou a questão sobre o espetro azul emitido pelas telas LED e o sono. No estudo, 13 adolescentes usaram um óculos a lente âmbar à noite. Foi constatada que houve uma melhora na qualidade do sono, todos se apresentaram ligeiramente mais sonolentos à noite. A explicação é que essa lente é capaz de neutralizar o espetro azul da luz, justamente o que estimula o nosso cérebro a despertar pela manhã, ou ainda a inibir a produção de melatonina impedindo de adormecer. 

Em um outro estudo desenvolvido com adultos entre 18 e 68 anos, foi entregue dois tipos de óculos, um âmbar e outro amarelado. O grupo que usou o óculos âmbar teve um aumento na sonolência noturna, o que por consequência melhora a condição de adormecer. 

Para quem tem dificuldades para pegar no sono, a orientação continua a mesma: evite utilizar eletrônicos 30 minutos antes de dormir! Não importa qual é o tipo de tela, LED, LCD, Plasma e até Tv de tubo! 

Se for muito difícil de ficar sem, ao menos diminua a intensidade da luz da tela, tantos os smartphones e tablets, quanto os monitores e tvs tem e esse recurso.  

Leonardo Fd Araujo CRP 08/10907
Psicólogo e Coach
Tel: 3093-6222

Rua Padre Anchieta, nº 1923, sala 909
Bigorrilho – Curitiba

Comentários

comentários