O que é Coaching?

  • Artigo publicado em: 5 outubro, 2017
  • Categorias:
O Coaching é processo estruturado que conta com técnicas e ferramentas que visam levar o cliente ao seu objetivo. Sempre que falamos de Coaching é preciso pensar em resultado, objetivo! O processo visa ampliar os horizontes do cliente para que saia do “cenário atual” do presente (ponto A) e chegue ao “cenário desejado”, seu objetivo (ponto B).

O processo tem uma duração determinada, ofereço pacotes de 12 e 16 sessões. Dentro deste período irei acompanhar a sua evolução no caminho de seu objetivo!

Um Psicólogo e Coach pode oferecer aos seus clientes uma visão especializada, direcionando cada caso para um cuidado específico. Há clientes com demandas para Terapia, outros com indicação para Coaching. Neste tipo de caso, a experiência e a habilitação para atuar em ambas as profissões é fundamental, caso contrário o cliente pode não ter a sua demanda bem acolhida. Sou Psicólogo e Coach com duas formações na área: Professional and Self Coach formado pelo IBC (Instituto Brasileiro do Coaching) e em formação em Coaching Psychology (Psicologia do Coaching) pela Academia do Psicólogo. Trabalho com Terapia e com Life Coaching (Coaching de vida).

Minha missão como Coach é oferecer olhar e cuidado para que os meus clientes catalisem suas intenções em ações efetivas e sustentáveis! Como Coach tenho o papel de apoiar, potencializar, ampliar, motivar, acompanhar e extrair o que meus clientes tem de melhor!




O processo de Coaching tem começo, meio e fim. Ao final do processo temos sempre em vista o resultado, o objetivo do cliente concretizado. 

Coach, coachee, coaching, o que significa??

É muito comum que esses termos possam parecer confusos à uma primeira vista, mas acompanhe o que significam: 
Coaching é a técnica de trabalho; 
Coach é o profissional que trabalha com o Coaching; 
Coachee é o cliente que passa pelo processo; 
Coaches é o plural de Coach; 
Coachees é o plural de Coachee. 

Quais os tipos de Coaching existem?

No meu caso, como já trabalho há muitos anos no consultório, ofereço serviços de Life Coaching. Porém, há outros nichos em que o Coach atua, dentro e fora das empresas como o Coaching de liderança, de negócios, carreira e financeiro.

Dentro do Life Coaching podemos trabalhar com uma infinidade de assuntos, inclusive alguns relacionados também à carreira. Como por exemplo: alavancar o desempenho na faculdade; passar em um concurso público ou mesmo se recolocar no mercado de trabalho. Para todos eles a abordagem é a mesma: foco no OBJETIVO do cliente. O Coach irá extrair ao máximo o potencial de seu cliente para que ele tenha possibilidade de alavancar seu desempenho e atingir seu Objetivo! 

Coaching é diferente de Terapia?

Sim, a diferença básica está na duração e no foco no Objetivo (futuro). A Terapia, não necessariamente tem uma duração pre-determinada, e é mais direcionada a questões de ordem emocional, que muitas vezes tem origem no passado e só pode ser aplicada por Psicólogos! Já o Coaching tem o cuidado em focar as ações e estratégias voltadas para o futuro, no Objetivo do cliente! Fazer Coaching com quem é Psicólogo tem essas vantagens, pois temos uma visão especializada da saúde emocional!

Como funciona um processo de Coaching?

Para um processo de sucesso é fundamental que o cliente tenha certeza de estar contratando um serviço que irá atender suas expectativas. Para tanto, fazemos uma sessão inicial para avaliar a demanda do cliente, para que possamos oferecer um trabalho personalizado e que prime pelo seu objetivo. Em alguns casos, há indicação de primeiro fazer Terapia e depois o Coaching. Por isso é tão importante passar por essa avaliação inicial!

Após esse primeiro contato, deixamos o cliente à vontade para pensar sobre o que conversamos e marcamos um próximo atendimento para semana seguinte. Neste ofereço o pacote que melhor irá atender seu objetivo.

Com o processo contratado e tudo esclarecido iremos direto para a delimitação do objetivo. Este tem que ser muito claro e plausível. Meu trabalho como Coach será direcionar o trabalho para que meu cliente possa alcançar resultados extraordinários!

Nas primeiras sessões faremos um levantamento de seu “cenário atual”, que chamamos de ponto A (presente). Será possível observar desde o começo quais pontos de sua vida estão mais estáveis e quais precisam de mais cuidados. Sempre lembrando em focar no Objetivo!

No decorrer das sessões, iremos traçando metas de curto prazo e que o aproximem cada vez mais de alcançar o seu objetivo. Dentro do planejamento do processo, iremos trabalhando também quais são os seus maiores sabotadores e quais comportamentos limitam o seu potencial.

Na fase final do processo de Coaching é feito um apanhado de sua evolução durante todo o trabalho, de como foi ter o seu Objetivo alcançado e tudo o que foi possível aprender durante esse período. 

Qual é a duração de cada sessão? 

Cada sessão tem duração de até 1h30m e são feitas em meu consultório em Curitiba. Caso o cliente não esteja na cidade por um motivo qualquer, podemos realizar a sessão de Coaching on-line, pelo Skype por exemplo.

Quais as formas de pagamento?

Aceito pagamentos em dinheiro, cheque, depósito no Banco do Brasil, cartões de crédito e débito Visa e Mastercard. Em cheque ou no crédito o pagamento pode ser parcelado em até 4x sem juros, ou em até 12x com acréscimo. 
Você fornece recibo ou nota fiscal?

Forneço nota fiscal através de meu CNPJ, constando como “Prestação de serviços de Coaching – Treinamento e desenvolvimento”.

Qual é a duração de um processo de Coaching?

Um processo de Coaching de 12 sessões dura de 6 a 7 meses, dependendo é claro de cada caso e do espaçamento entre as sessões.

Um exemplo de como as sessões podem ser distribuídas: as 4 primeiras são semanais, uma por semana, o que levaria um mês. Depois fazemos mais 4 quinzenais, o que daria dois meses. E ainda mais 4 sessões mensais, uma por mês, o que daria quatro meses.  Neste caso totalizaria 12 sessões.

Ofereço ainda um processo com duração de 16 sessões que dura entre 8 e 11 meses. Aconteceria da mesma forma como o de 12, mas com 4 sessões a mais. 

Há algum acompanhamento durante o período entre sessões?

Esse é um ponto importante. Coaching só é Coaching se buscar um resultado. Portanto, durante os períodos entre sessões o cliente é convidado a trocar mensagens, e-mails ou breves telefonemas para esclarecer algum ponto ou receber alguma tarefa. Atualizar o Coach sobre sua evolução é fundamental.

Entre as sessões iremos estipular metas de curto prazo a serem cumpridas, as famosas tarefas. Essas são de fundamental importância que sejam acompanhadas pelo Coach. É de responsabilidade do cliente ir atualizando o Coach a quantas andam o cumprimento das metas.

Você tem esse desejo? Quer vencer? Passar por um processo de Coaching pode te ajudar a alcançar o seu Objetivo e alcançar resultados extraordinários!! 

Ligue agora e marque a sua avaliação!
41 – 3093-6222
ou me mande um e-mail
atendimento@psicologoemcuritiba.com.br



Leonardo Fd Araujo CRP 08/10907
Psicólogo e Coach
Tel: 3093-6222

Rua Padre Anchieta, nº 1923, sala 909
Bigorrilho – Curitiba

Comentários

comentários