6 dicas para ter um relacionamento mais saudável

  • Artigo publicado em: 17 junho, 2019
  • Categorias:

Essas dicas são básicas e gerais, que podem se encaixar em diversos contextos. Espero que possam ser úteis para você refletir sobre como melhorar o seu relacionamento! Aproveite!

1 – Alinhe as expectativas com a realidade:

Há diversos memes na internet mostrando essa relação, um ponto inalcançável no âmbito da expectativa e como a realidade pode ser cruel e nos entregar algo muito aquém do esperado. Nos relacionamentos não é diferente. Ficar apenas esperando da outra pessoa uma atitude ou uma postura, pode ser um caminho para o desastre. Procure entender o que a outra pessoa espera de você e deixe claro, também, o que você espera. A partir disso uma boa conversa e procurar entender de que forma vocês podem agir e entregar uma realidade o mais alinhada possível com a expectativa.
– Por exemplo: “Eu adoro quando minha namorada fica bem grudada em mim, mas ela não gosta de ficar melosa” – Ok, então, que tal entender de que forma a sua namorada estaria disposta a agir nesse quesito, você ficaria sabendo o que ela está disposta. Isso vale também para você!

 

2 – Tenha fantasias realistas:

Sonhar, fantasiar, são coisas que fazem parte da vida e podem ser muito saudáveis. Agora, é preciso ter os pés no chão. Será que as suas fantasias incluem a pessoa que você ama? Essa pessoa ficaria à vontade para realizar essa fantasia? É importante sonhar, mas com os pés no chão!

 

3 – Procure entender quais são as necessidades do casal e de que forma isso afeta a relação:

Entender o que é importante para a outra pessoa pode ser o primeiro passo. Por exemplo: o seu namorado gosta MUITO que você vá passear com ele de bicicleta, mas você não curte muito. Será que você estaria disposta a andar de vez em quando para agrada-lo? O mesmo vale para o ele, se você gostaria MUITO que o seu namorado fosse com você a um lugar que ele não curte, seria importante para você contar com a presença dele de vez em quando? Entender qual é a necessidade do outro é um ótimo caminho!

 

4 – Fale de seus sentimentos e escute os sentimentos da outra pessoa:

A inteligência emocional para o casal é algo fundamental. Procurar entender quais sentimentos e emoções movem a minha vida são o primeiro passo para enxergar isso na outra pessoa. Falar sobre sentimentos, positivos e negativos, são um bom caminho para se conectar e entender de que forma o outro funciona.

 

 

5 –  Quais os seus medos? Será que a outra pessoa sabe quais são?

Muitas vezes nos vemos fragilizados ou até mesmo paralisados diante dos desafios da vida. Se isso mexe com você a ponto de alterar seus comportamentos, que tal comunicar isso ao outro? Você já pensou que falar sobre isso pode até ajudar a superar limitações e até mesmo ser o empurrãozinho que você tanto precisa? Pense nisso!

 

6 – Assuma o protagonismo de sua vida e apresente isso na relação:

Sabe aquela coisa do “eu sou mais eu?”, apesar de soar um pouco egoísta, fala muito sobre atitude. Saber o que você pode oferecer, quais são suas habilidades e principalmente de que forma isso pode impactar positivamente na sua vida e no relacionamento, é tomar o protagonismo. Se as duas pessoas forem fortes, assertivas e dispostas a viver um ao lado do outro, melhor ainda!

 

Duvidas, críticas e sugestões? Estou aqui para te ajudar. Pode me enviar um e-mail: atendimento@psicologoemcuritiba.com.br ou me mandar um Whats 41 – 9.9643-9560.

Até mais!

Leonardo Fd Araujo | Psicólogo e Coach | CRP 08/10907

Comentários

comentários