O camelo, o homem e a tenda

Certa vez, um homem amarrou o seu camelo do lado de fora de sua tenda em uma noite fria no deserto. Mais tarde, deparou-se com o camelo esfregando o focinho no tecido da tenda. O homem deu uma paulada no focinho do animal, e este rapidamente se retirou.
Logo depois o camelo enfiou o focinho na tenda e disse ao seu dono “Está tão frio aqui e você tem essa tenda grande e quente. Não faz mal se eu deixar apenas o focinho aqui dentro, faz?”. O homem pensou e concordou com o pedido do camelo.

Uma hora mais tarde, o homem foi surpreendido com a cabeça do camelo inteira dentro da tenda, e o camelo fez mais um pedido: “Tomei um pouquinho mais de espaço e assim fico mais confortável. Acho que não há nenhum problema , não é ?”. Mais uma vez o homem concordou com o pedido do animal.

Durante a madrugada, o homem acordou diversas vezes, e percebeu que o corpo do camelo estava cada vez mais dentro da tenda, e a cada investida, o animal sempre era atendido pelo dono. Horas depois, o homem acordou e percebeu que ele estava deitado fora da tenda e o seu camelo estava confortavelmente dormindo no interior da mesma.

Autor desconhecido



Essa fábula é muito ilustrativa. Na novela O Clone, que foi ao ar entre os anos de 2001 e 2002, o inesquecível Tio Ali (Stênio Garcia) apresentou ao público.

Às vezes temos passamos por situações difíceis, ou por momentos que temos que lidar com pessoas ásperas. Ou ainda por algum problema que começa pequeno e vai aumentando com o passar dos dias. O importante é lidar com a dificuldade assim que ela se coloca em nosso caminho. Sabemos que nem sempre é possível, mas uma hora ou outra algo terá que ser feito. Não é nada anormal passar por momentos como esse, como também não é anormal sentir fraqueza, desânimo ou incerteza para resolver a situação.

Muito se fala de crise familiar, crise conjugal, problemas no trabalho, dificuldades em relacionamento social. Para todas essas questões, há sempre um começo, nada ocorre sem deixar um rastro.

Podemos pegar um exemplo de um casal que está passando por sérias dificuldades conjugais. Certo dia, um decide dar um basta e parte para um embate. Pode ser que se lá atrás, quando as dificuldades começaram, tudo pudesse ser diferente se o diálogo tivesse sido colocado.

Moral dessa fábula: não deixe que os problemas cresçam e tomem lugar na sua existência. O camelo era o problema do homem naquela noite fria. O problema tomou o lugar da estabilidade, no caso a tenda, e o homem foi obrigado a dormir no relento. Se o homem não tivesse atendido os pedidos do camelo, nada teria acontecido.

Tenham uma boa semana!

Leonardo Fd Araujo CRP 08/10907
Psicólogo e Coach
Tel: 3093-6222

Rua Padre Anchieta, nº 1923, sala 909
Bigorrilho – Curitiba