Dicas para apresentar o seu TCC ou Monografia

O fim de ano está chegando, muitos universitários estão em uma fase delicada do curso: a apresentação do trabalho final.
Dividirei com vocês algumas dicas preciosas para se dar bem e fechar com chave de ouro o seu curso:
1- Domine o conteúdo do seu trabalho
É de fundamental importância que você domine a totalidade de seu trabalho. Por mais que alguma parte teórica seja um pouco mais complexa, é importante tirar um tempinho para rever. Com isso, você terá mais convicção e segurança
2- Chame amigos para assistir a sua apresentação
Uma boa platéia é algo indispensável para uma boa apresentação. Chame alguns amigos para assistir a sua explanação. Logo explicarei melhor a importância deste item.

3- Monte uma boa apresentação com o datashow ou transparência.
Se na sua faculdade você tem a possibilidade de usar um datashow, ótimo. Dará um aspecto muito mais profissional para o seu trabalho. Procure usar uma cor neutra, como o verde escuro ou então o azul. Evite usar imagens muito chamativas ou ainda uma cor de fonte muito exagerada. Tenha uma atenção especial para o tamanho da fonte! Certifique-se que salvou o arquivo corretamente, leve-o em um pendrive e também em um CD para garantir. E como último caso, mande o arquivo para o seu e-mail para ter mais um backup, sendo assim, de última hora ainda há a possibilidade de recuperar. Se não for possível, use pelo menos o retroprojetor com transparência, usando as mesmas dicas do datashow. Se você for usar o datashow e quiser ainda mais segurança, leve toda a apresentação também em transparência, se ocorrer algum problema com o equipamento você não será prejudicado. Separe as transparências com uma folha em branco, deixa-as em na ordem correta.
4- Separe sua apresentação da mesma forma que o trabalho foi escrito
O seu trabalho foi feito com Introdução – material e método (quando houver) – discussão – conclusão. Comece a montagem da apresentação seguindo esta mesma lógica. Fica muito mais fácil e prático. Divida cada parte em tópicos bem definidos, use frases ou trechos da parte teórica, assim dará mais firmeza ainda. Dependendo da forma que for feito o texto da apresentação, é possível ler alguns trechos durante a mesma.
5- Faça ensaios da sua apresentação
Como uma forma de treino, é interessante pegar uma câmera e filmar esses ensaios, assim é possível ver o que pode e deve ser melhorado. Falar na frente do espelho também é uma boa, mas eu recomendaria os dois. Se quiser, chame alguns amigos para assistir um ensaio. Se eles entenderem, ou disserem que não entenderam algo, revise!
6- Cuidado com os vícios de linguagem!
Dê uma atenção especial a este item. Evite dizer muitos “eu acho”, troque por “eu penso” ou “eu acredito”. Não use muitos “né” durante a fala, isso transmite insegurança.
Dicas para o momento da apresentação
Se você seguir a dica de chamar amigos para assistir o seu trabalho, é possível utilizar uma técnica bastante interessante usada por políticos e palestrantes nos momentos que falam em público. A técnica é bastante simples: escolha aleatoriamente três pontos no local de apresentação, um na direita, outro na esquerda e um no centro. Se quiser, chame um amigo para sentar em cada um destes pontos. Durante a apresentação você simplesmente só irá olhar para eles, mas de uma forma sutil, assim dará a impressão que você está passando os olhos por toda a sala, mas na realidade está fixando o olhar em apenas 3 pontos. Essa técnica serve para que o palestrante não perca a concentração, e ainda para que não fique prestando atenção em pessoas conversando ou ainda fazendo caras e bocas. Esse tipo de platéia é o perigo para qualquer apresentação. Caso não seja possível chamar os amigos para assistir, escolha três pessoas ou pontos aleatoriamente.
Na noite da véspera da apresentação, evite dormir tarde. Mente e corpo descansados são essenciais para um bom desempenho. Acorde no horário habitual, nada de acordar de madrugada para ficar revisando a apresentação.
Na manhã seguinte, se o seu trabalho for apresentado nesse período, tome um bom café da manhã. Porém, nada de exagerar na cafeína ou em alimentos pesados, como frituras. Café em excesso pode causar dor de cabeça e tremor nas mãos, isso seria péssimo! Vista uma roupa confortável, compatível com a temperatura do dia. Evite cores muito fortes. A velha combinação do preto com o branco é uma boa pedida.
Chegue cedo na sala em que o trabalho será apresentado. Teste o equipamento instalado, se for usar o datashow é fundamental que seja testado com o seu arquivo .pps, se houver algum problema, procure a solução com o setor responsável. Caso seja por transparência, regule bem o foco, isso facilita a leitura.
Agora você está descansado, bem alimentado, com o equipamento testado e com a apresentação na ponta da língua. Dê uma volta, se houver um jardim na sua faculdade, fique lá por alguns minutos relaxando. Respire profundamente, feche os olhos, faça isso por 2 ou 3 minutos. É algo que ajudará na sua concentração.
Chegou a hora. Vá para frente da sala, respire fundo mais uma vez e inicie a sua apresentação. Olhe para os três pontos pré-determinados, eles serão o seu alvo durante toda a explanação. Fale com a voz firme, em volume médio e pausadamente, sem “grudar” uma palavra na outra. Lembre-se dos seus ensaios, você aprendeu muito com eles! Siga a sua apresentação, seja com datashow ou transparência. No final agradeça, e relaxe! Mas nunca termine com um “Então eu acho que foi isso…” transmite muito mais seriedade terminar com um “Obrigado a todos, esse é o meu Trabalho de Conclusão de Curso!”. Agora é só esperar os comentários da banca examinadora!
Se você tiver alguma dúvida, deixe o eu comentário! Terei o maior prazer em ajudar!
Tenham uma boa semana e uma ótima apresentação!
Leonardo Fd Araujo CRP 08/10907
Psicólogo e Coach
Tel: 3093-6222

Rua Padre Anchieta, nº 1923, sala 909
Bigorrilho – Curitiba