Avaliação Psicológica para Vasectomia em Curitiba Laudo Psicológico para Vasectomia em Curitiba

Laudo Psicológico para Vasectomia em Curitiba: Passo a passo

  • Artigo publicado em: 11 abril, 2024
  • Categorias:

.

Avaliação Psicológica para Vasectomia em Curitiba Laudo Psicológico para Vasectomia em Curitiba

Um dos requisitos solicitados pelo médico urologista para a realização da cirurgia de Vasectomia é a avaliação psicológica. Neste Guia você encontrará informações sobre Avaliação Psicológica para Vasectomia em Curitiba. Entenda em minutos o que é preciso para ter em mãos o seu laudo psicológico para vasectomia.

Confira quais tópicos serão abordados neste guia:

Qual a importância da avaliação psicológica para a Vasectomia: entenda o papel do psicólogo na elaboração do laudo psicológico

Como é feita e como funciona a avaliação psicológica para a cirurgia de vasectomia

Quais os requisitos para realização da vasectomia (2024)

Quero fazer vasectomia. Quais são os passos?

 

Vamos lá! tempo estimado de leitura: 7 minutos

A Vasectomia como uma opção para o planejamento familiar: 

O planejamento familiar desempenha um papel vital na saúde física, emocional, econômica e social das pessoas e das famílias. Há uma promoção de autonomia, a saúde dos pais e filhos, a estabilidade econômica e a redução da gravidez não planejada.

A vasectomia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado em homens como uma forma de contracepção permanente. Durante o procedimento, os ductos deferentes, que transportam os espermatozoides, são cortados ou bloqueados, interrompendo a passagem dos espermatozoides para a ejaculação. Isso significa que, após a vasectomia, o homem não será capaz de engravidar uma parceira sexual.

A vasectomia é uma opção segura e eficaz, com uma taxa de sucesso elevada na prevenção da gravidez.

O procedimento é realizado sob anestesia local e, geralmente, leva apenas alguns minutos. A critério médico e do paciente, além da anestesia local o procedimento pode ser feito sob sedação, o que pode trazer um conforto maior ao paciente. Com repouso adequado e atividades leves e seguindo todas as recomendações, a critério médico, a recuperação leva de 3 a 5 dias.

Após a vasectomia, é necessário aguardar um período para atestar o sucesso do procedimento. Geralmente os médicos estipulam 20 ejaculações e/ou 60 dias após o procedimento para que seja feito um exame chamado espermograma. O exame é feito em laboratório, e consiste na coleta de uma amostra de sêmen para verificar se ainda há espermatozoides presentes. Com o resultado em mãos, o médico irá atestar se o espermograma está zerado e se o procedimento foi um sucesso.

É importante ressaltar que a vasectomia é uma decisão permanente e irreversível, por isso é recomendado que os homens ponderem cuidadosamente sobre a escolha, considerando suas circunstâncias pessoais e desejos reprodutivos.

Por mais que existam procedimentos de reversão de vasectomia, a taxa de sucesso varia bastante, a depender de fatores como o tempo da realização do procedimento, da idade e as condições de saúde do homem. Fazer a vasectomia já pensando na sua reversão é contraindicado e não deve ser considerado para um bom encaminhamento para a questão do planejamento familiar.

Qual a importância da avaliação psicológica para a Vasectomia: entenda o papel do psicólogo na elaboração do laudo psicológico 

A avaliação psicológica no contexto da vasectomia é uma parte importante desse processo, ajudando os homens a tomar decisões informadas e a lidar com questões emocionais e psicológicas relacionadas ao planejamento familiar e à contracepção permanente.

Durante a avaliação psicológica para vasectomia iremos abordar alguns pontos essenciais para garantir uma decisão informada e o bem-estar emocional dos homens. Alguns dos pontos principais incluem:

Exploração de motivações e expectativas: O psicólogo conduz uma discussão aberta e empática para compreender as razões por trás da escolha da vasectomia. Isso inclui explorar as motivações pessoais, como o desejo de contracepção permanente, preocupações com a paternidade futura, questões de saúde, fatores relacionados ao estilo de vida, entre outros. Também são discutidas as expectativas em relação à vasectomia e seus efeitos.

Consideração do contexto pessoal: A avaliação psicológica leva em consideração o contexto pessoal e familiar do indivíduo. Isso inclui abordar o momento atual do relacionamento conjugal, a situação familiar, a estabilidade emocional, a influência de crenças culturais, entre outros fatores. Compreender o contexto ajuda a avaliar se a vasectomia é uma opção apropriada dentro da realidade de vida do indivíduo.

Exploração de dúvidas e preocupações: Durante a avaliação, são abordadas quaisquer dúvidas, preocupações ou ansiedades que o indivíduo possa ter em relação à vasectomia. Essa exploração oferece uma oportunidade para discutir possíveis receios do homem relacionados à cirurgia.

Informação sobre o procedimento e alternativas: A avaliação psicológica inclui fornecer informações detalhadas sobre o procedimento da vasectomia, seus efeitos permanentes e os cuidados pós-operatórios necessários.

Suporte emocional e aconselhamento: A avaliação psicológica oferece suporte emocional significativo, fornecendo um espaço seguro para que o homem expresse suas preocupações e sentimentos em relação à vasectomia.

Avaliação da saúde emocional: A avaliação psicológica também pode incluir um olhar especial sobre como anda a saúde emocional, a fim de garantir que a decisão de realizar a vasectomia seja tomada em um momento adequado e que não haja fatores psicológicos ou de saúde mental que possam interferir no processo de tomada de decisão.

Como é feita e como funciona a avaliação psicológica para a cirurgia de vasectomia:

A avaliação psicológica para vasectomia é feita em três encontros, os dois primeiros com duração de até 50 minutos e o terceiro um pouco mais rápido, com cerca de 30 minutos.
No primeiro encontro faremos um levantamento geral do histórico do homem, abordando os tópicos como o estado emocional, entender a forma da tomada de decisão, como o casal está com relação ao procedimento, tudo o que é esperado com o seu resultado e trazer ainda mais informações e um espaço para tirar possíveis dúvidas.

No segundo encontro será aplicado um teste psicológico, também conhecido como teste de personalidade. Este instrumento será fundamental para entender um pouco mais a personalidade do homem e colher material para a elaboração do laudo psicológico. No terceiro e último encontro é feita a entrega do laudo psicológico com a liberação para a vasectomia.

Quais os requisitos para realização da vasectomia (2024):

O amparo legal para o procedimento é baseado na Lei Federal 14.443/2022 (Lei do Planejamento Familiar). Procedimentos orientados segundo resolução 465/2023 da ANS (Agência Nacional de Saúde). Há algumas novidades e mudanças na atual Lei do Planejamento Familiar (2022):

✅ A idade mínima para o procedimento caiu para 21 anos.

✅ O homem que tiver 02 (dois) filhos nascidos vivos pode fazer o procedimento a partir dos 18 anos.

Caiu a obrigatoriedade do consentimento da parceira para que o procedimento seja liberado. Agora é exigido apenas o documento “Consentimento livre e esclarecido para cirurgia de esterilização masculina – Vasectomia” com assinatura e firma reconhecida em cartório do interessado. Este documento é fornecido pelo médico urologista durante a consulta.

✅ O tempo mínimo entre a manifestação do interesse em fazer a vasectomia e a data do procedimento continua sendo de 60 dias. Essa manifestação é feita na primeira consulta médica, onde o homem dá o início para a realização do procedimento.

Avaliação psicológica para liberação do procedimento realizada por um psicólogo com registro ativo no CRP (Conselho Regional de Psicologia) e emissão do laudo psicológico para vasectomia. Saiba que é seu direito escolher o psicólogo para realizar a sua avaliação!

Quero fazer vasectomia. Quais são os passos?

Buscar informação de qualidade. Na internet você encontra artigos e vídeos de profissionais de saúde com informações confiáveis.

Conversar com a sua parceira e entender o que é melhor para o casal. Lembrar a questão do caráter definitivo da vasectomia e se esse ponto é compatível com o planejamento familiar do casal.

A primeira consulta com um médico deve ser, de preferência, com um médico urologista, o qual é o especialista na área e trabalha com esse tipo de procedimento. Caso seja com outro médico, você pode pedir um encaminhamento.

Dar início ao processo de avaliação psicológica para vasectomia. O médico irá encaminhar o homem para realizar a avaliação.

Juntar a documentação e os exames pré-operatórios solicitados pelo médico, juntar o laudo psicológico para vasectomia e realizar o agendamento do procedimento no hospital.

Pós operatório: é preciso seguir as recomendações médicas (medicamentos, repouso e exame de espermograma) para que o procedimento seja considerado um sucesso. A partir disso o casal estará liberado para o sexo sem nenhuma outra forma de contracepção.

Trabalho com o atendimento psicológico de homens há mais de 20 anos, ofereço um espaço de escuta e cuidado direcionado ao público masculino. Aqui você encontrará um profissional pronto para atende-lo sempre que for preciso.

A avaliação psicológica para vasectomia é feita no consultório do Psicólogo Leonardo Fd Araujo na Rua Padre Anchieta 1923, sala 909, no Bigorrilho em Curitiba, ou pode ser realizada Online através do Google Meet.

Laudo Psicológico para Vasectomia em Curitiba. Entre em contato via  Whatsapp: 41 – 9.9643-9560  | Marque seu atendimento | Leonardo Fd Araujo Psicólogo em Curitiba | Avaliação Psicológica para Vasectomia em Curitiba.

Leonardo Fd Araujo – Doctoralia.com.br
Leonardo Fd Araujo
Psicólogo em Curitiba CRP 08/10907
Terapia | Terapia Online | Palestras
Avaliação Psicológica para Vasectomia
psicologoemcuritiba.com.br
41 – 9.9643-9560
Atendimento presencial e online
Bigorrilho, Curitiba – PR