O que é Assédio Moral ?

Este tema circula de forma muitas vezes silenciosa nos corredores das empresas. O local de trabalho passa a ser um palco de intimidação e ameaça. Já há algum tempo que este tema está em voga na mídia, mas você sabe do que se trata?

O Assédio Moral constitui um vasto repertório de comportamentos. Geralmente consiste na ameaça, intimidação e humilhação constante por parte de um superior para com um subordinado no ambiente de trabalho. Ou então por parte do empregador para com o empregado
 

Toda essa questão nos remete primeiro ao papel do chefe na empresa. Quando alguém ocupa um cargo de chefia, deveria passar por uma reciclagem completa. As responsabilidades impostas pelo cargo são muitas, mas em contrapartida há uma forte sensação de poder e conquista. O chefe é o alvo de diversas críticas, muitas delas fundamentadas em pequenos atos ou deslizes. Mas há também o chefe que provoca verdadeiro pavor no ambiente de trabalho, e o simples fato de entrar na sala de cara fechada, pode levar os subordinados a pensarem que algo ruim irá acontecer.

Muitas vezes, o chefe tem que desempenhar até um papel de pai. Puxar a orelha do funcionário que se atrasa, ou então chamar atenção da mancada de outro por um relatório mal feito. O chefe deve sempre lembrar: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Esse poder é finito, dependendo da hierarquia dentro da empresa, o chefe também pode ser demitido, transferido ou rebaixado de cargo. Com todo esse poder, com toda essa carga enraizada na simbologia do “ser chefe”, usar tudo isso para ameaçar e humilhar os subordinados é um total e completo absurdo.

Em pesquisa realizada em 2000 (PUC-SP / Uma Jornada de Humilhações), foi levantado o que homens e mulheres moralmente assediados mais vivenciam e sofrem:

Homens:
Depressão, pensamento suicida, desejo de vingança contra o assediador, aumento do consumo de bebidas alcoólicas.

Mulheres:
Insônia, crises de choro, palpitações, tremores, diminuição da libido e sentimento de inutilidade.



O levantamento feito pela pesquisa é muito preocupante, e nos mostra a extensão dos danos provocados pelo assédio moral. Se você está sofrendo com esse problema, procure um advogado trabalhista e informe-se sobre as medidas legais a serem tomadas. Outra questão também muito importante, a qualquer sintoma físico, como por exemplo, taquicardia e palpitações, procure um médico. Esses sintomas podem ter fundo emocional, mas sempre é bom procurar um especialista para tirar a dúvida. Com relação ao lado emocional, é bastante interessante procurar um psicólogo para organizar as idéias. Quem sofre com assédio moral fica muito fragilizado emocionalmente. Muitas vezes a pessoa tem que engolir a seco o problema em detrimento do emprego com carteira assinada. Uma boa psicoterapia pode ajudar bastante neste momento difícil.

Não sofra em silêncio, informe-se sobre seus direitos!

Abaixo, um vídeo com uma reportagem sobre o Assédio Moral. Foi ao ar dia 14/09/09 no Jornal Hoje:

Tenham uma boa tarde!
Leonardo Fd Araujo CRP 08/10907
Psicólogo e Coach
Tel: 3093-6222

Rua Padre Anchieta, nº 1923, sala 909
Bigorrilho – Curitiba