Os heróis do Chile

Os 33 homens presos em uma mina no deserto do Atacama finalmente foram resgatados no decorrer de 23 horas de operação em de 13 de outubro. O mundo acompanhou o drama desses homens com atenção o drama que durou 70 dias.
Quando perceberam que estavam presos, e que possivelmente os responsáveis não sabiam que estavam vivos, a maioria sem dúvida alguma, caiu em desespero, a incerteza deve ter dominado o ambiente. O que surpreendeu foi a fé demonstrada pelos 33 dos Chile, reforçando ainda mais aquele velho ditado popular “A fé move montanhas!”.

primeiras imagens dos mineiros após o primeiro contato

Dias após o primeiro sinal de vida comprovado por um pequeno bilhete, as equipes de resgate conseguiram manter o primeiro contato por meio de uma sonda. As primeiras imagens foram divulgadas, o mundo começou a acompanhar um dos maiores acontecimentos da história. Um misto de assombro e esperança tomou conta do planeta. Assombro por ver nossos semelhantes em uma situação tão desesperadora, e a esperança de que as equipes de resgate tivessem sucesso em resgatá-los. A fé e a esperança do povo chileno realmente moveram as montanhas do Atacama, e isso deveria servir de exemplo a todas as nações.

O presidente Piñera exibe feliz uma mensagem dos mineiros

O kit de sobrevivência, que os médicos e especialistas enviaram aos mineiros, através de tubos. Alimentos, álcool gel, comprimidos de omeprazol, escovas de dentes, colírios etc.

Mas e agora, o que será deles?
A única certeza que podemos ter é que a vida de nenhum deles jamais será a mesma. Seja pelo assédio da imprensa e de outras pessoas, como também pelas marcas profundas que essa experiência extrema de confinamento irá provocar em cada um dos 33 do Chile. Dentro deste grupo, alguns poderão sofrer com uma série de psicopatologias, algo que merece uma atenção especial do corpo de saúde que está cuidando dos homens a partir de agora.
Uma das patologias que merecem uma atenção especial é a síndrome do estresse pós traumático. Os primeiros sinais poderão aparecer já nos próximos dias, e seus sintomas podem se estender por um longo período. Os principais sintomas podem vir a ser: medo exagerado, claustrofobia (medo de lugares pequenos, como um elevador), pesadelos atormentadores e insônia. Pode haver também comorbidade com outras psicopatologias, como a depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Pode-se denominar esse conjunto de fatores de a síndrome do confinamento.
O mais importante, é que todas essas psicopatologias são perfeitamente tratáveis. Quando detectadas logo no início o restabelecimento da pessoa é ainda mais rápida.
A resistência e a fé do ser humano
Todo esse caso nos faz lembrar que o ser humano é mais resistente do que se imagina. Havendo condições mínimas para a vida, somos capazes de realizar feitos incríveis. Não faltando água e havendo o mínimo de comida, é possível sobreviver a longos períodos de isolamento. Mas, sem dúvida alguma que esse caso do Chile é algo inédito, nunca houve nada parecido na história. Ficar preso em uma mina por 70 dias e sobreviver é um verdadeiro milagre.
Separei para vocês, meus leitores, dois vídeos com reportagens bastante interessantes, espero que gostem!
Veja nos vídeos abaixo: As lições que a ciência irá tirar desse acontecimento. Quando começou a corrida espacial, muitos astronautas sofreram com diversos problemas, inclusive de saúde. Mas foi graças às pesquisas que hoje é possível que exista a Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo.

A medicina poderá estudar o que o isolamento extremo causou no corpo dos mineiros, como a falta de luz natural, por exemplo. Já para psicologia, será possível estudar ainda mais a fundo o poder da fé na psique humana. Sem falar no comportamento grupal frente ao isolamento, outro fator importante será o estudo da liderança. Como que o mineiro Luiz Urzúa Iribarre, escolhido para ser o líder da equipe e o último a ser resgatado, conseguiu manter a ordem em condições tão adversas. Outra questão que não foi abordada pela mídia, é a questão sexual. Como que a libido funciona em condições extremas.

Tenham um ótimo final de semana!
O que achou dessa experiência? Comente!!
Leonardo Fd Araujo CRP 08/10907
Psicólogo e Coach
Tel: 3093-6222

Rua Padre Anchieta, nº 1923, sala 909
Bigorrilho – Curitiba