10 dicas de como lidar com a raiva

  • Artigo publicado em: 2 setembro, 2013
  • Categorias:

A raiva faz parte do nosso dia a dia. Ela é útil em alguns momentos e uma verdadeira catástrofe em outros. Para aprender a lidar melhor com esse sentimento tão invasivo, preparei algumas dicas para vocês! Espero que gostem!



Repense como você lida com a frustração

– Essa é uma característica de personalidade moldada desde a infância. A maneira pela qual lidamos com a frustração tem uma íntima ligação com a raiva. Se tivermos uma frustração muito tênue, rasa, a chance de lidarmos negativamente com as situações é muito maior. A fila do banco não está andando como eu gostaria, o carro da frente não dá passagem. Repense, vale a pena se mobilizar tanto assim e encarar o mundo com raiva? É bacana também conversar com alguém de confiança sobre isso.

Respire de verdade!

– A respiração é um dos mais fascinantes mecanismos da natureza. Através dela a vida se cria e restaura. O detalhe é que em boa parte do tempo temos uma respiração superficial e utilizando apenas a caixa torácica. Tire alguns instantes durante o dia para respirar de verdade! Inspire profundamente, neste momento é preciso que o abdômen se distenda. Em seguida expire vagarosamente e contraindo o abdômen. Faça isso ao menos 10 vezes, sem pressa. Não leva mais do que alguns instantes e os benefícios são percebidos logo em seguida. Lembre-se, o ar entra e a barriga “sobe”, o ar sai e a barriga “abaixa”.

Meditação e Relaxamento

– Ao contrário do que se imagina, meditar e relaxar não são atividades passivas. Demandam um grande autocontrole e a manutenção da atenção e do foco. Ao trabalhar esses aspectos, o indivíduo passa a se conhecer melhor e de quebra passa a encarar o seu cotidiano de maneira mais serena e tranquila. Diversas pesquisas demonstram os benefícios da meditação para o controle da raiva e para inclusive o tratamento da dor crônica.

Faça algo de forma diferente

– Volta e meia somos surpreendidos por momentos de instabilidade. Você já parou para pensar na maneira pela qual você reage a esses acontecimentos? Se você age sempre da mesma forma e algo dá errado, pode ser uma boa repensar a sua atitude. Temos uma tendência de fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. É uma equação que nunca fecha. Portanto, faça diferente!

Tenha momentos de qualidade em família

– O final de semana foi feito para descansar e relaxar. Poder vivenciar momentos de qualidade com a família e os amigos é uma ótima pedida. Pergunte-se: qual foi a última vez que você realmente se divertiu? Se a resposta demorar a aparecer, é sinal de que está precisando relaxar. A vida não é só feita de momentos tensos e complicados. Aquele acontecimento especial ou mesmo engraçado do final de semana pode ser um bom antídoto para lidar com a raiva.

Pare e conte até 10

– Essa dica é bastante conhecida e pode funcionar muito bem. Provavelmente a sua origem seja uma famosa citação do norte-americano Thomas Jefferson: “Quando nervoso, conte até dez antes de falar, se estiver muito nervoso, conte até cem.”. A explicação é simples, ao contar até 10 ou 100 você está desmobilizando a sua mente e corpo, dirigindo o seu foco para outra atividade, no caso a contagem. Usar em conjunto com dica da respiração é uma boa pedida!

Escute mais, fale menos

– As palavras tem muita força. Dependendo do seu estado emocional atual, nem sempre será interessante despejar muita informação no outro. Portanto, respire e pense antes de falar. Lembre-se, se as suas palavras fluírem como flores, a chance de recebê-las de volta será grande. Caso fluam como flechas, dificilmente receberá flores como resposta. Costumo brincar dizendo que a natureza é sábia, nos deu dois ouvidos e só uma boca, deve haver alguma razão!

Procure não tomar decisões cruciais quando está com raiva

– Você está explodindo de raiva, quer mandar o chefe para aquele lugar e pedir demissão? Pare, repense, analise a situação. Nem sempre é interessante tomar decisões nestes momentos. Nada como uma boa noite de sono para recarregar as energias e começar um novo dia. Quem sabe amanhã você não tenha mudado de ideia? Caso contrário, pode ser tarde demais.

Culpe menos e perdoe mais

– Nem sempre responder a uma suposta provocação é a melhor saída. Passamos muito tempo culpando os outros pelas coisas e nos esquecemos de que estamos “todos no mesmo barco”. Tomou uma fechada no trânsito e o impulso de xingar ou mesmo de responder a agressão é grande? Já pensou em deixar para lá? Você não será melhor do que o outro porque grita mais alto ou porque fala o palavrão mais sujo, deixar a outra pessoa seguir o seu caminho pode ser uma boa saída.

Pratique uma atividade física

– Mesmo que você não tenha tanto tempo ou mesmo vontade de fazer algo mais elaborado, opte por caminhadas leves. A atividade física promove a liberação de hormônios prazer, como a endorfina. Atualmente é recomendado ao menos 20 minutos de caminhada todos os dias. É um ciclo virtuoso, a atividade nos faz sentir melhor, com isso o nosso sono tende a ser também melhor. Uma pessoa que dorme bem fica muito mais centrada e relaxada no dia seguinte. Toda e qualquer atividade física é válida, desde que seja respeitado o seu limite físico.

Leonardo Fd Araujo
Psicólogo em Curitiba CRP 08/10907
Terapia | Terapia Online | Coaching | Palestras
psicologoemcuritiba.com.br
Atendimento presencial e online
Bigorrilho, Curitiba – PR